domingo, 3 de março de 2013

Primeiro Registro de alguém mostrando o Dedo do Meio

Foto Original

Foto com a Marcação do Dedo

Um dos gestos mais conhecidos mundialmente é o famigerado dedo do meio levantado pra cima. Do Oriente ao Ocidente, se você mostrar o dedo do meio para outra pessoa é certo que ela vai entender, e também é certo que ela não vai gostar muito de sua atitude. 

Poucos sabem, mas este gesto simples que se tornou uma ofensa data de muito, mas muito tempo mesmo. Um grupo de antropólogos sustenta que o gesto é uma variação de uma estratégia agressiva de alguns primatas, que mostravam o pênis ereto a seus inimigos como uma forma de intimidá-los.

Mais civilizado, o homem teria substituído o pênis pelo maior dedo da mão erguido. Um dos primeiros registros escritos desse costume é do no ano 423 a.C., quando o poeta grego Aristófanes escreveu a peça "As Nuvens". Em um dos diálogos, o personagem Estrepsíades faz uma piada comparando o dedo do meio ao pênis. Da Grécia, a ofensa chegou a Roma, onde era conhecida como digitus infamis, o "dedo obsceno".

Se famosos como Selena Gomez foram pegos mostrando por ai seu dedo do meio bem ereto, vistoso e malcriado para seu namorado Justin Bieber, o primeiro registro fotográfico deste gesto é esta foto aqui. Aparentemente, em 1886 durante a fotografia inicial do time de beisebol do Boston, um jogador levantou, meio que discreto, mas tá ali, seu dedo do meio e entrou em uma das formas mais engraçadas e inusitadas para história.

Fontes: O texto eu peguei na página Imagens Históricas e foi feito por Rafael Gota. Já as imagens eu peguei no site Ideafixa.