sábado, 23 de fevereiro de 2013

O Carro de Madeira



Não é o primeiro carro do mundo de madeira, mas é o primeiro de seu tipo no Vietnã e ademais apresenta detalhes construtivos incríveis. O automóvel apresenta um corpo feito exclusivamente de madeira de alta qualidade e, apelidado de Aquiles, é responsável pelas viradas de cabeças repentinas pelas ruas de Ho Chi Minh, antiga Saigon.


O veículo foi criado por Le Nguyen Khang, proprietário de uma indústria de processamento de madeira localizada em Lumber Le. Ele disse aos jornalistas que a idéia de construir um carro de madeira começou como uma brincadeira, quando estava falando com um amigo inglês que trabalha no setor de turismo. Um dia, ele, brincando, perguntou a Khang:

- "Trabalhando na indústria da madeira, você conseguiria fazer um carro de madeira?". Mal sabia ele que a pergunta boba iria plantar uma semente no cérebro de Khang, que começou a pensar seriamente em fazer um carro de madeira. Afinal, ele tinha todos os materiais de que precisava e pode contar com a ajuda de vários marceneiros profissionais de sua empresa.

O esboço de seu automóvel incomum foi concluído em abril de 2011, e com a ajuda de 11 de seus melhores funcionários, trabalhou com ele por 16 meses. O Aquiles foi finalmente concluído no mês passado, e logo que começou a dirigir pela cidade, as pessoas não pararam mais de fazer perguntas e pedidos para tirar fotos ao lado dele.

- "Eu decidi chamá-lo de Aquiles, um dos maiores guerreiros da mitologia grega, cujo corpo inteiro, exceto o calcanhar, é invulnerável. Eu sei que o meu veículo não é perfeito", explicou Khang. O corpo inteiro do veículo de 4,6m de comprimento e 1,8 m de largura é feita de madeira importada. Khang diz que sua obra-prima tem uma séria desvantagem: o seu peso. O corpo de madeira pesa cerca de 1,5 toneladas e diz que só o motor do BMW é capaz de suportar o corpo pesado de madeira do carro. Assim se viu obrigado a importar partes essenciais do carro, como o sistema do motor, caixa de câmbio, chassis e transmissão da montadora alemã, e tentou substituir tudo com madeira. Apesar de parecer estranho, o de Aquiles, na verdade, funciona como um carro normal e atinge uma velocidade máxima de 60 km/h.

No mês desde que foi descoberto, galerias de fotos do Aquiles se tornaram virais em vários sites vietnamitas e tem reações mistas tanto positivas quanto negativas. Khang diz que muitas pessoas não entendem a ideia por trás de seu carro e criticam que não tenha equipamentos de alta tecnologia, como um velocímetro e até mesmo um sistemas de iluminação.

- "Estes sistemas são fáceis de instalar, mas o que é importante é que eu não quero ter coisas modernas no meu carro tradicional. Meu objetivo ao fazer este carro era provar o talento dos trabalhadores de processamento de madeira no Vietnã, em geral, e Binh Duong, em particular. Então, exceto o motor, eu não pensei em ter quaisquer outros materiais de alta tecnologia", disse.

O empresário vietnamita disse que até agora quatro clientes, incluindo estrangeiros, já manifestaram interesse em seu automóvel, e ofereceram em média 50 mil reais. Ele disse que pretende se reunir com todos eles e descobrir se querem comprá-lo por razões adequadas. Se si, os rendimentos destes acordos irá para a caridade. Mas ele não quer parar no Aquiles, já que tem planos maiores para se concentrar. Khang está negociando com as autoridades locais para conseguir a permissão de construir carros de madeira elétricos para transportar turistas internacionais em torno do centro da cidade.

Se você ficar curioso sobre a estranha placa numerada, é realmente o número do telefone de Khang:

- "É para facilitar àqueles que querem entrar em contato comigo", diz ele. Então, se você quer ter uma conversa com o vietnamita, já sabe para onde discar.









Fonte: MDig que viu no Tuoitre News.