terça-feira, 23 de novembro de 2010

O Fenômeno Boxxy

Outro dia estava eu pesquisando sobre memes famosos da Internet e descobri uma garota que virou uma grande Febre na Internet (sem apelar para decotes !!!). Na época (2008/2009), isso passou batido por mim. Veja Abaixo o Texto do Sedentário e Hiperativo e se encante com a história dessa garota.


120px-Boxxy

“Boxxy era uma garota feliz e normal de 16 anos, que gostava de animes e jogava Gaia Online. Nada de errado ou ilegal ela fez. Porém ela recebeu um imenso castigo, imerecido até por muitos outros retardados da internet”.

Tudo começou quando seu internet friend, Ant, pediu que ela fizesse um vídeo para ele.Ela fez. Um outro amigo pediu o mesmo. Ela também fez. Eram vídeos excêntricos, parecia que boxxy, sua alcunha virtual, possuía… problemas mentais. Mas ela era uma garota comum. Uma garota comum.
Seus vídeos foram vistos por algumas centenas de pessoas até o fim do ano passado. Até o fim do ano passado. No dia de 27 de dezembro de 2008, um indivíduo os indicou no 4chan, um dos maiores fóruns e local de nascimento e propagação de muitos memes da Internet (como o vídeo de Albert Einstein beijando Marylin Monroe).
O vídeo se espalhou rapidamente. Em questão de horas milhares de novatos criavam tópicos sobre como a ‘boxxy’ é demais e queriam casar com ela. Veteranos viam nisso um “câncer”, uma ameaça ao seu querido fórum, e tentavam erradicar a praga. Amor ou ódio, boxxy dominou o 4chan.
Uma semana depois, boxxy criou um novo vídeo direcionado especificamente ao 4chan. É o que você assiste acima. Neste vídeo, ela estava mudada. Ela percebeu sua fama virtual. Ela percebeu que era idolatrada. Ela percebeu. E ela gostou.
“Eu não falo normalmente assim”, ela contou, falando exatamente assim. “E eu não uso drogas”, esclarecendo a grande dúvida.
Em um dia, o vídeo alcançou o topo do Youtube com 300.000 espectadores. “Boxxy” se tornou o quinto termo mais buscado no Google, ofuscando os conflitos no Oriente Médio. E conflitos virtuais, em uma auto-intitulada “guerra civil online”, se incendiaram, levando o próprio 4chan a ficar fora do ar por quatro horas, o que resultou no banimento de qualquer discussão a respeito no fórum, uma invasão à conta de Boxxy no Youtube, a revelação de seus dados pessoais, a repulsa popular pela invasão e exposição da vida da garota, o retorno de sua conta e mais em uma longa história melodramática de pessoas sem muito o que fazer da vida.
Boxxy é uma menina comum, menor de idade. Ela realmente tem 16 anos, ao contrário de lonelygirl15, um outro fenômeno da Internet que em verdade envolvia uma atriz com educação formal, de 19 anos de idade e toda uma companhia de produção, incluindo roteiristas e histórias um tanto mirabolantes.
Nenhum dos três (três!) vídeos de Boxxy conta realmente uma história. Todos são dirigidos a comunidades online específicas, e os dois primeiros, a um grupo pequeno de jogadores online, sem nenhuma pretensão de dominação mundial. Toda a comoção e invasão em fóruns são obra daqueles que a amaram ou odiaram. Sem que ela pedisse que a amassem ou odiassem. Ela é apenas uma adolescente. E provocou todas essas paixões sem apelos sexuais.
Embora ser mais do que bonitinha explique parte de seu sucesso, com uma webcam na mão e talvez nenhuma idéia em particular na cabeça, Boxxy alcançou em alguns dias mais de um terço dos assinantes no Youtube da lonelygirl15. Que já tem seu canal há mais de dois anos. E alguns diriam que a lonelygirl15 seria mais bonita que Boxxy. Concorde ou não, ame-a ou odeie-a, lonelygirl15 sem dúvida mostra mais partes do corpo. Boxxy nem usa decotes.
Como explicar o fenômeno Boxxyano? A ciência talvez ajude.
Os três vídeos que milhões viram no mês passado não têm nenhum roteiro, não têmapelos sexuais (ao menos não explícitos, ou implícitos, apesar da regra 34), como já notamos. Mas de certa forma têm efeitos especiais, e Boxxy sim mostra bem uma parte do corpo.
Ela mostra o rosto, onde destacou com maquiagem e iluminação os seus olhos. A iluminação deixa seu rosto mais branco, em contraste com o fundo quase completamente escuro, e o delineador direciona ainda mais atenção aos seus olhos. Isso, curiosamente, pode estar em moda hoje apesar de ser um recurso muito usado em outra época onde imagens de baixa definição e clareza eram vistas por muitos. A época do cinema-mudo.
Se você chegou até aqui também deve perceber que não deve ser mera coincidência que uma das principais formas pelas quais Boxxy dominou o fórum 4chan foi através dos tópicos “YOU RAGE YOU LOSE”. Tópicos assim geralmente contêm vídeos irritantes ou textos de troll em que a pessoa que ficar mais tempo assistindo ou lendo sem ficar irado (RAGE), ganha. Nós temos respostas fisiológicas empáticas automáticas a expressões. Assistir aos vídeos Boxxy sem absolutamente nenhuma reação emocional é praticamente impossível. THE GAME.